terça-feira, 29 de março de 2011

A Odrem das leatrs não aeltra a plaavra!

"De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcoê pdoe aidna ler sem porelbma."*


E não é que a salada de letras faz sentido? Isso acontece porque a gente não lê letra por letra, mas a palavra inteira de uma vez. O nosso cérebro é muito esperto, e consegue corrigir rapidinho o que está errado na palavra, antes que a gente perceba.

O trechinho bagunçado está circulando pela internet. E faz sentido: nosso cérebro tem uns tais de pontos nodais, que prestam atenção só na primeira e na última letra. Eles dão uma olhadinha no resto e tentam adivinhar, pensando nas palavras que você já conhece. Se a primeira e a última letra estiverem no lugar certinho, o cérebro aperta um botãozinho de "autoarrumar" e pronto! Quer ver como funciona? Então leia:

- O joão era um cara meio muaclo**.


- O joão era um cara meio ecxtncêiro**.

E aí, entendeu tudo? A primeira é fácil, porque você conhece bem. A segunda... nem tanto, não é? Seu cérebro deve ter ficado meio maluquinho para colocar as letras em ordem, e se você nunca tinha visto a tal palavra, ele não conseguiu. É como montar um quebra-cabeça: se você tem uma idéia do que é que está montando fica muito mais fácil de encaixar as peças. E sabe o que é o mais engraçado? As duas palavras querem dizer a mesma coisa!

* Tradução do seu cérebro: "De acordo com uma pesquisa de uma universidade inglesa, não importa em qual ordem as letras de uma palavra estão, a única coisa importante é que a primeira e a última letras estejam no lugar certo. O resto pode ser uma total bagunça que você pode ainda ler sem problema".


** As palavras são maluco e excêntrico.

sábado, 12 de março de 2011

sábado, 5 de março de 2011